24 novembro , 2020

8 maneiras para utilizar o 13º na compra de um imóvel

Mais um ano está terminando e com ele a expectativa de todo trabalhador assalariado: a bonificação do 13º salário. Neste momento, diversos planos surgem para quem tem o direito ao salário extra: compras de Natal, viagem de férias, roupas novas. Mas você já pensou em usar esse valor para comprar um imóvel?

Você pode acreditar que um salário extra não seja suficiente para conquistar a casa própria. E até sentir que esse sonho está cada dia mais distante. Calma porque não é tão complicado assim dar esse passo! Por isso iremos te dar dicas para você poupar seu 13º e ficar mais perto da sua conquista.

Antes de mais nada, você sabe o que é o 13º salário e quando ele surgiu? Não, então confira.


O que é o 13° Salário?

Trabalhadora com o 13º em mãos

O 13° salário é uma gratificação de Natal. Um salário extra, concedido ao trabalhador formal que atua com carteira assinada.

O benefício foi implementado no Brasil em 1962, por meio da Lei 4.090/62. Durante o mandato do então presidente João Goulart.

A gratificação de Natal garante que, a cada mês trabalhado, o empregado tenha direito ao recebimento extra correspondente a 1/12 (um doze avos) do seu salário.

Dessa maneira, o valor do décimo terceiro é o mesmo do salário mensal do empregado caso ele tenha mantido vínculo com a empresa por, pelo menos, 12 meses.

O pagamento pode ser feito em parcela única e integral (até 30 de novembro) ou em duas parcelas (uma entre 1º de fevereiro e 30 de novembro e outra até 20 de dezembro).

Sempre que as datas limites coincidirem com um domingo ou feriado, o pagamento deve ser antecipado para o último dia útil anterior.






Como usar meu 13° para comprar um imóvel?

Agora você já sabe que o 13º salário existe há 58 anos. E deve estar se perguntando como utilizá-lo para comprar um imóvel.

Antes de pegar seu caderninho, você sabia que esse é o melhor momento para comprar um imóvel? Segundo os economistas do país, o mercado imobiliário está vivendo um momento histórico.

Isso porque o Banco Central congelou a taxa de juros Selic em 2%. Consequentemente o crédito ficou mais acessível e os bancos baixaram as taxas de juros. Como resultado, o financiamento imobiliário ficou até 30% mais barato.

Ótima notícia não é mesmo! Aposto que agora você está sentido o sonho da casa própria mais perto de você. Sendo assim, não perca mais tempo e confira essas 8 dicas.

Caderneta para anotar as dicas de como usar o 13° para comprar um imóvel





Pratique o consumo consciente

O consumo consciente é quando você evita comprar algo sem necessidade ou sem planejamento. Uma dica para diminuir gastos em excesso é sempre se perguntar: eu realmente preciso disso? Se a resposta for positiva, avalie se a compra é urgente ou se pode ficar para outro momento.

Faça um planejamento financeiro

Saiba que, mesmo com o orçamento apertado, é possível se organizar e fazer um planejamento financeiro acessível para a compra do imóvel que você deseja. O primeiro passo é identificar os gastos mensais que podem ser cortados ou reduzidos. Para isso, faça o controle em uma planilha, incluindo até os gastos menores como uma compra na padaria. Dessa forma, você terá uma visão real de como seu dinheiro está sendo consumido no dia a dia e onde é possível economizar.

Fique atento também às taxas e juros cobrados nas mais diversas transações financeiras. Verifique se há opções para reduzir essas tarifas. Por fim, aplicar o dinheiro que está sendo economizado também pode ser uma boa pedida se você pode esperar um pouco antes de adquirir o imóvel.


Use o 13º para dar entrada na compra do imóvel

Mais uma forma para utilizar o 13° para comprar um imóvel. O salário extra, somado as economias (caso haja), pode contribuir para a redução do valor do financiamento.

Além disso, quanto maior a entrada, menor o valor das parcelas. Dessa forma, mesmo que você já tenha o valor necessário para dar a entrada, faça simulações com a inclusão do 13º nas prestações. Essa aplicação pode facilitar o pagamento das parcelas no futuro.

Adiante as prestações do financiamento

Mesmo que você já tenha feito o financiamento, ainda é possível utilizar o 13° para comprar um imóvel. Nesse caso, ele pode ser utilizado para diminuir o saldo devedor.

Assim, você reduz o valor das parcelas ou o número de prestação em aberto.


Quite gastos extras com a compra

Ao planejar a compra de um imóvel, é comum focar no pagamento da entrada e no valor das parcelas e se esquecer dos gastos extras.

 É preciso pagar taxas de vistorias, custos com cartório, impostos e arcar com as despesas de mudança. Para quem não incluiu os valores no orçamento ou encontrou dificuldades para quitá-los, o 13º pode ser a solução ideal.

Outra possibilidade é separar a bonificação para quitar as parcelas de IPTU e outras taxas do imóvel que serão cobradas no início do ano seguinte.


Pague o imóvel na planta

Uma boa pedida para usar o 13° para comprar um imóvel, é utilizá-lo para quitar o imóvel na planta. Assim quando sua casa estiver pronta você terá menos dívidas para arcar.

Com certeza, essa medida facilitará o planejamento financeiro familiar.


Pague parcelas atrasadas

Outra opção é usar o dinheiro extra para pagar as parcelas atrasadas e evitar a perda da casa. Após a falta de pagamento de três prestações, o proprietário do imóvel é notificado por escrito, conforme o Sistema Financeiro da Habitação (SFH).

Já no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) se o atraso for superior a 30 dias, o mutuário é intimado a pagar via Cartório de Registro de Imóveis. Caso não o faça no prazo de 15 dias, o banco imediatamente tomará a posse do bem e o levará ao leilão extrajudicial. Desta feita, o abono pode ser uma boa solução para o pagamento da parcela das chaves, na reforma do imóvel e na compra de móveis.



Planejamento familiar

Por fim, antes de fazer o investimento, é fundamental reunir a família e colocar as contas na ponta do lápis. Somente assim é possível definir qual é a melhor solução, além de verificar se as prestações não irão comprometer mais do que 30% da renda familiar.

Outra precaução é pedir uma planilha do banco com a projeção de todas as parcelas do financiamento, incluindo as taxas extras e os seguros que compõem a prestação.

Seja qual for a opção para usar seu 13º salário, lembre-se que um bom planejamento é fundamental para iniciar um novo ano sem dívidas e, principalmente, manter as prestações do financiamento em dia.

Viu só como não é tão difícil assim economizar para comprar um imóvel?  Agora que você já sabe o que fazer com seu 13º salário que tal dar uma passada na MRA NovoLar. Temos imóveis disponíveis em diversos bairros da cidade. Não perca o bom momento da economia e saia de vez do aluguel! Estamos esperando por você!

Download WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
udemy paid course free download
download coolpad firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
udemy paid course free download