20 outubro , 2020

REURB: por que a regularização fundiária é tão importante?

Você sabia que um imóvel que não possui registro no cartório é considerado irregular ou clandestino? De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional, cerca de 50% dos imóveis no Brasil têm algum tipo de irregularidade, ou seja, dos 60 milhões de domicílios urbanos, 30 milhões não têm escritura.

Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a região Sudeste concentra o maior volume de moradias irregulares: 23,2 milhões. O número corresponde a 8,1% dos 28,6 milhões de residências localizadas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

O percentual de domicílios irregulares do Sudeste é seguido pela região Nordeste, onde 8,6% das quase 17 milhões de residência são enquadradas como aglomerados subnormais. Completam a lista o Sul e o Centro-Oeste, regiões nas quais o volume de moradias irregulares é de respectivamente 3% e 2,4% respectivamente.

Resultado do crescimento desorganizado das cidades, as ocupações irregulares dificultam a prestação de serviços básicos essenciais e de segurança que geram impactos sociais, econômicos, imobiliários e principalmente ambientais. Neste contexto, a Regularização Fundiária é um instrumento importante para melhorar a condição de vida de toda a população.

A Regularização Fundiária Urbana (REURB) foi regulamentada com a criação da lei federal 13.465/17. A REURB consiste no conjunto de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais que visam à regularização de assentamentos irregulares e à titulação de seus ocupantes, de modo a garantir o direito social à moradia, o pleno desenvolvimento das funções sociais da propriedade urbana e o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado.

Para obter um reordenamento de todo o espaço territorial do país, a Regularização Fundiária foi caracterizada em duas modalidades: I – REURB de Interesse Social (REURB-S) – regularização fundiária aplicável aos núcleos urbanos informais ocupados predominantemente por população de baixa renda, assim declarados em ato do Poder Executivo municipal; e II – REURB de Interesse Específico (REURB-E) – regularização fundiária aplicável aos núcleos urbanos informais ocupados por população não qualificada na hipótese de que trata o inciso I deste artigo.

A REURB é um dos pilares do desenvolvimento econômico de qualquer país. Quando a regularização fundiária é feita corretamente, a economia da região cresce, devido a compensação urbanística promovida na localidade.

Além de qualidade de vida, com a REURB, os proprietários de imóveis contam com benefícios como segurança jurídica, valorização do imóvel e a possibilidade de fazer financiamentos e empréstimos.

Se você tem um imóvel irregular e não sabe o que fazer para regularizar, a MRA tem a solução. Para te ajudar nessa ação, a MRA REURB oferece assessoria em todo o processo de registro do seu contrato de posse. Com um trabalho técnico, nós agilizamos todo o serviço e você terá a tranquilidade de ter seu imóvel regularizado sem se preocupar com a burocracia.

Imóvel regularizado é imóvel valorizado.

Premium WordPress Themes Download
Download Nulled WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
download udemy paid course for free
download redmi firmware
Download Premium WordPress Themes Free
free download udemy course